SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Características químicas de um Gleissolo sob diferentes sistemas de uso, nas margens do rio Guamá, Belém, ParáComportamento hidrogeoquímico das águas do aqüífero Barreiras nos bairros centrais de Belém, Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

MONTEIRO, Kátia Fernanda Garcez et al. Caracterização dos Argissolos amarelos com adição de resíduos de madeira: uma alternativa de uso como cobertura em solos da Amazônia paraense. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2006, vol.1, n.1, pp.139-148. ISSN 1981-8114.

Em solos altamente intemperizados, como ocorre nos trópicos, a razão de seu empobrecimento está relacionada à lixiviação dos nutrientes das camadas superficiais. Uma alternativa para minimizar esta perda de nutrientes seria a utilização de coberturas orgânicas verdes ou mortas (mulch) nestes solos. Nesse sentido, com o intuito de caracterizar os aspectos morfológicos, físicos e químicos dos solos com e sem adição de resíduos de madeira como cobertura, sob as culturas de paricá (Schizolobium amazonicum) e pupunha (Bactris gasipaes), foram selecionados e coletados 32 amostras de 4 perfis de solo das áreas de plantio de paricá e pupunha com e sem adição de resíduos de madeira. A utilização de resíduos de madeira como cobertura favoreceu a diminuição da densidade, com valores entre 1,19 a 1,33 kg.dm-3 para os solos com adição de resíduos, e de 1,19 a 1,67 kg.dm-3 para os solos sem adição. A mesma influência pode ser percebida no aumento da porosidade nos solos com adição de material, com valores de 0,48 a 0,46 m3.m-3 nos horizontes superficiais, enquanto que os solos sem resíduos demonstraram resultados de 0,35 a 0,38 m3.m-3. Os resultados de pH em água, nos solos com cobertura de resíduos de madeira, variaram de 4,6 a 6 e, nos solos sem adição, de 4,6 a 5,2, podendo ser verificado que a adição de resíduos de madeira favoreceu o aumento do pH no solo. Os valores mais elevados para a saturação de bases foram observados também para os solos com utilização de resíduos de madeira como cobertura, cujos valores variaram entre 26% a 54%, enquanto que os perfis sem adição de material orgânico apresentaram variação entre 26% a 39%. O uso adequado de resíduos de madeira no solo desempenhou papel importante na disponibilidade de alguns nutrientes, como o cálcio e o magnésio, e diminuiu a acidez dos solos. Assim, a utilização de resíduos de madeira como cobertura no solo em sistemas agroflorestais é satisfatória por permitir uma destinação adequada para estes materiais, além de melhorar as condições ambientais dos solos amazônicos.

Palavras-chave : Resíduos de madeira; Matéria orgânica; Propriedades físicas e químicas de solos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )