SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Caracterização dos Argissolos amarelos com adição de resíduos de madeira: uma alternativa de uso como cobertura em solos da Amazônia paraenseCaracterização química e aspectos geoquímicos relevantes da matéria orgânica de sedimentos em suspensão na foz do rio Amazonas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

CABRAL, Natalina Maria Tinôco  e  LIMA, Lilianne Maia. Comportamento hidrogeoquímico das águas do aqüífero Barreiras nos bairros centrais de Belém, Pará . Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2006, vol.1, n.1, pp.149-166. ISSN 1981-8114.

Entre junho de 2000 e março de 2002, foram efetuadas nove campanhas de amostragem de água em poços residenciais, localizados em três bairros de Belém, Pará, Brasil. A partir dessa representativa amostragem e para melhor entender o comportamento hidrogeoquímico dessas águas, foram feitos tratamentos estatísticos dos dados analíticos dos diversos parâmetros químicos considerados nesse estudo. Os resultados mostram que as águas estudadas estão diferenciadas se comparadas ao quimismo regional. Os principais parâmetros que marcaram essa diferenciação foram a condutividade elétrica, cloreto, sódio, pH, amônio e nitrato. Ressalta-se que alguns teores de amônio e nitrato encontrados estão acima ou próximos ao limite de potabilidade vigente e que tais parâmetros são um dos principais indicadores da contaminação das águas por efluentes domésticos. A correlação entre as variáveis apresentou para o nitrato uma correlação positiva com a condutividade elétrica e de forma mais discreta com o cloreto, sódio e cálcio. Para o amônio, observa-se uma correlação positiva com o cloreto e correlação negativa com o cálcio. Esse estudo permitiu indicar a condutividade elétrica, cloreto e cálcio como bons indicadores da contaminação por efluentes domésticos nas águas estudadas. As análises fatoriais confirmam as observações obtidas no estudo de correlações.

Palavras-chave : Aqüífero Barreiras; Hidrogeoquímica; Fossas sépticas; Belém; Pará.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )