SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Caracterização química e aspectos geoquímicos relevantes da matéria orgânica de sedimentos em suspensão na foz do rio Amazonas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

BATISTA, Fábio de Jesus  e  JARDIM, Mário Augusto Gonçalves. Notas sobre a morfologia floral e a fenologia do bacurizeiro (Platonia insignis Mart.) Clusiaceae, no município de Bragança, estado do Pará. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2006, vol.1, n.1, pp.181-186. ISSN 1981-8114.

São apresentadas informações sobre a morfologia floral e a fenologia de floração e frutificação de Platonia insignis Mart. em floresta secundária. A pesquisa foi conduzida na comunidade de Benjamin Constant, localizada no município de Bragança, nordeste do Pará, durante o período de agosto de 2001 a julho de 2002. Foram selecionados sete indivíduos de uma população natural e, com o auxílio de um binóculo e duas torres para observação, avaliou-se a fenologia desde o aparecimento dos botões florais até a maturação total dos frutos. A morfologia da flor foi feita com auxílio de microscópio estereoscópico. A flor de Platonia insignis Mart. é hermafrodita, vistosa, solitária, de cor rosada, situada em ramos terminais, pedunculada, cíclica, de simetria radial. Floresceu de agosto a dezembro e frutificou de novembro a março. A espécie apresentou sincronismo parcial e padrão anual, tanto na floração quanto na frutificação.

Palavras-chave : Morfologia floral; Vegetação secundária; Platonia insignis; Fenologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )