SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Virola surinamensis (Rol. ex Rottb.) Warb. (Myristicaceae): aspectos morfológicos do fruto, semente, germinação e plántulaCastanheira-do-brasil recuperando áreas degradadas e provendo alimento e renda para comunidades da Amazônia Setentrional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

TSUCHIYA, Akio; TANAKA, Akira; HIGUCHI, Niro  e  LISBOA, Pedro Braga. Crescimento de árvores e microclima em clareira florestal na Amazônia Central. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2006, vol.1, n.2, pp.47-63. ISSN 1981-8114.

O inventário florestal, a observação macroscópia do cerne das árvores e a observação meteorológica foram feitos na floresta primária de Terra Firme, no município de Novo Aripuaña, Amazonas. Nas parcelas de 1,9 ha, encontraram-se 210 espécies florestais pertencente a 38 famílias. A biomassa aérea foi estimada como 202.72 t/ha a partir do resultado do inventário, que são valores típicos da floresta amazônica. A alta freqüência das espécies de sucessão primária, como Iryanthera ssp. (Miristicaceae), Croton sp. (Euphorbiaceae) e palmeiras (Arecaceae), permite considerar que a floresta local sofre a com alta densidade de clareiras naturais. A relação entre a altura das árvores e a percentagem de área de vaso no corte transversal das árvores no período de 2001 e 2002 mostrou coeficiente de correlação positiva. O alongamento do diâmetro de vasos melhorou a eficiência de absorção de água contra gravidade, no entanto, isso pode diminuir a resistência física do indivíduo. A observação meteorológica mostrou que a radiação de onda curta diurna, no sentido do solo ao dossel da floresta, é cerca de dez vezes maior do que ao nível do solo da floresta fechada, tendo valor de radiação liquida de 600 w/m2 e 30 w/m2, respectivamente. O balanço da radiação dentro da clareira é parecido ao do dossel da floresta. Porém, a clareira possui alta variação de temperatura, que caracteriza grande diferença de temperatura entre dia e noite (12 a 13 oC), o que causa o esfriamento durante a noite. Com isso a temperatura atinge ponto de orvalho (27-28oC) e resulta condensação de 5-7 g/m3, que é aproximadamente valor dublo no caso da floresta fechada.

Palavras-chave : Amazônia central; Clareira natural; Parâmetro de vaso; Balanço de radiação; Microclima.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )