SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Castanheira-do-brasil recuperando áreas degradadas e provendo alimento e renda para comunidades da Amazônia SetentrionalBertholletia excelsa Humboldt & Bonpland (Lecythidaceae): aspectos morfológicos do fruto, da semente e da plántula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

SCOLES, Ricardo. Sabiduría popular y plantas medicinales: el ejemplo de la comunidad negra de Itacoã, Acará, Pará. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2006, vol.1, n.2, pp.79-102. ISSN 1981-8114.

O artigo pretende abordar o conhecimento das comunidades negras que habitam há várias gerações a mata amazônica da natureza, através de um estudo etnobotânico de plantas medicinais utilizadas em Itacoã, localidade de quilombo situada no vale do rio Guamá e que forma parte do estuário do rio Amazonas. A pesquisa tem intenção interdisciplinar e reafirma a conceito teórico de revalorização do acervo cultural do mundo rural amazônico e seu extenso conhecimento do meio ambiente, provedor de recursos que garantem a sobrevivência e reprodução social das populações humanas que lá moram. Do estudo antropológico e fitoterápico ressaltam-se dois aspectos: o extensivo e quantitativo conhecimento das plantas medicinais e suas aplicações terapêuticas por parte da comunidade negra estudada; e o papel protagonista da mulher e as pessoas mais velhas na aplicação e transmissão dos saberes terapêuticos. A nível espacial destaca-se a plurifuncionalidade dos quintais e terreiros das moradias, autênticos ecossistemas agroflorestais que a mão humana conseguiu modelar, com tempo e sabedoria, uma paisagem rica em espécies provedoras de frutas, legumes e remédios.

Palavras-chave : Comunidade negra; Plantas medicinais; Etnobotânica; Biodiversidade; Acará; Pará.

        · resumo em Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )