SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Bertholletia excelsa Humboldt & Bonpland (Lecythidaceae): aspectos morfológicos do fruto, da semente e da plántulaRelações da biomassa microbiana do solo com características químicas de frações orgânicas e minerais do solo após exploração mineral na Amazônia Oriental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

GURGEL, Ely Simone Cajueiro; SANTOS, João Ubiratan Moreira dos; CARVALHO, Ana Cristina Magalhães  e  BASTOS, Maria de Nazaré do Carmo. Jacaranda copaia (Aubl.) D. Don. subsp. spectabilis (Mart. ex A. DC) Gentry (Bignoniaceae): aspectos morfológicos do fruto, semente, germinação e plántula. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2006, vol.1, n.2, pp.101-120. ISSN 1981-8114.

Jacarandá copaia (Aubl.) D. Don. subsp. spectabilis (Mart. ex A. DC) Gentry é a única espécie conhecida como Parapará na Amazônia. Ocorre nas florestas amazônicas de terra-firme, distribuindo-se nos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Roraima e boa parte dos estados do sul e do sudeste. A sua madeira é usada, principalmente, para a construção civil. Objetivou-se com este estudo descrever a morfologia do fruto, da semente e da plântula da referida espécie, utilizando-se 30 frutos, 30 sementes e 10 plântulas. Registrou-se a morfologia geral dos frutos, a coloração, a textura, a consistência, a deiscência e o indumento; das sementes, o tegumento e o embrião, bem como os principais elementos vegetativos das plântulas. Considerou-se plântula a fase de desenvolvimento em que os eófilos estavam totalmente formados. Fundamentou-se todo o estudo em literatura especializada e ilustraram-se os principais caracteres morfológicos com fotografias. Apresenta cápsula simples, seca, estenocárpica, elíptica a oblonga, deiscente, pericarpo opaco, imaturo verde e maduro e em tons castanhos quase negro, glabro e cartáceo; pedúnculo opaco, em tons castanhos, superfície glabra e fibrosa; funículo lenhoso e em tons castanhos. Semente alada, estenospérmica, cordiforme; testa monocrômica, em tons castanhos, opaca, esponjosa, superfície glabra; região hilar próxima ao ápice da radícula, hilo punctiforme, heterócromo, castanho mais claro que a testa, em depressão; micrópila não perceptível; tégmen castanho-claro e membranáceo; embrião alargado, axial, foliáceo, invaginado, amarelo, cotilédones crassos, esbranquiçados, dominantes, cordiformes, com ápice profundamente bilobado, margem inteira, base arredondada, auriculado com a radícula exposta; eixo embrionário entre os lóbulos cotiledonares, reto, cônico, espesso, perolado; plúmula amarela, rudimentar. Germinação fanerocotiledonar epígea. Plântula com eófilos trifoliolados, opostos, simétricos, ovais, margem crenada, com pêlos hialinos e simples por todo o limbo, pecíolo canaliculado. Planta jovem com eófilos de 2a ordem imparipinados, com cinco folíolos, filotaxia oposta cruzada.

Palavras-chave : Manejo florestal; Silvicultura; Identificação de plâtula; Amazônia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )