SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Considerações ecológicas sobre o fitoplâncton da baía do Guajará e foz do rio Guamá, Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

ATAMIRANO, Alfredo José. Los camélidos fósiles del sitio Toca da Esperança, Bahia, Brasil. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2006, vol.1, n.2, pp.147-162. ISSN 1981-8114.

O sítio Toca da Esperança, Bahia, é um sítio paleontológico que apresenta restos de camelídeos fósseis com datação do Pleistoceno Médio, entre 295,000 e 250,000 anos A.P. para a camada IV A evidência destes mamíferos permite interpretar a filogenia de Paleolama weddeli e Lama, no ambiente do Pleistoceno e fornece dados para esclarecer a questão da ocupação humana. As observações de alterações ósseas como fraturas, desgastes, marcas de mordedura, incinerações e ausência de marcas de corte indicam alterações tafonômicas e secundariamente antrópicas. As aparentes marcas de fogo são produto de fungos e líquens que enegrecem este material. Enquanto enchentes e animais carnívoros produziram fraturas transversais e angulares nos ossos destes ruminantes, roedores produziram os sinais que aparentemente poderiam ser confundidas com marcas produzidas por ferramentas.

Palavras-chave : Camelídeo fóssil; Paleozoologia; Brasil; Tafonomia; Filogenia; Pleistoceno.

        · resumo em Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )