SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número3Análise de composição florística e estrutura de um fragmento de bosque de terra firme e de um manguezal vizinhos na península de Ajuruteua, Bragança, Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

FREITAS, Jussara Costa de  e  FERNANDES, Marcus Emanuel Barroncas. Uso de plantas medicinais pela comunidade de Enfarrusca, Bragança, Pará. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2006, vol.1, n.3, pp.11-26. ISSN 1981-8114.

A Etnobotânica enfoca a forma como diferentes grupos humanos interagem com a vegetação. O presente estudo foi realizado na comunidade de Enfarrusca, Bragança, Pará, com o objetivo de documentar a importância da utilização das espécies de plantas medicinais locais. A coleta de dados ocorreu entre novembro de 2004 e junho de 2005. Foram aplicados 47 questionários através da Técnica de 'Listagem Livre' (entrevistas através de questionários estruturados) e da Técnica de Check List (lista de plantas inventariadas). Para todas as espécies de plantas medicinais do inventário previamente realizado pelo Projeto Manejo de Capoeira, foram coletados exemplares para a produção de exsicatas, as quais estão depositadas no herbário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Oriental, Belém, Pará. A maioria dos entrevistados nasceu e reside em Enfarrusca e possui como atividade principal a agricultura. As 28 espécies de plantas medicinais utilizadas nessa comunidade parecem ser úteis como método paliativo contra doenças ditas 'leves'. As cascas e folhas das plantas foram as partes mais utilizadas na preparação de remédios caseiros, sendo úteis em diversas técnicas de tratamento, como fricção, emplastro, chá, banho e asseio. O conhecimento sobre essas plantas e seus procedimentos terapêuticos é transmitido em nível familiar, principalmente pelos pais. Tal sistema terapêutico comunitário encontrado em Enfarrusca é basicamente sincrético, misturando elementos da cultura indígena e européia. Uma vez alcançado o conhecimento, ele pode trazer resultados práticos, fornecendo uma base para a implantação de sistemas de saúde mais adaptados à cultura e às condições da região.

Palavras-chave : Etnobotânica; Plantas medicinais; Comunidade de Enfarrusca; Bragança; Pará.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )