SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número3Uso de plantas medicinais pela comunidade de Enfarrusca, Bragança, ParáVariação anual da produção de serapilheira em bosques de mangue no Furo Grande, Bragança, Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

ABREU, Maria Milena de Oliveira; MEHLIG, Ulf; NASCIMENTO, Raquel do Espírito Santo Aguiar do  e  MENEZES, Moirah Paula Machado de. Análise de composição florística e estrutura de um fragmento de bosque de terra firme e de um manguezal vizinhos na península de Ajuruteua, Bragança, Pará. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2006, vol.1, n.3, pp.27-34. ISSN 1981-8114.

O presente trabalho apresenta dados sobre a composição florística e a estrutura de um fragmento de floresta de terra firme e de um manguezal na península de Ajuruteua, Bragança, Pará. O fragmento encontra-se ao lado do manguezal, sem ser exposto à inundação da maré. Comparando os dois ecossistemas, os valores de densidade (2320,0±736,1 e 417,7±349,6 indiv.ha-1, respectivamente) e área basal (25,2±11,0 e 9,1±5,3 m2.ha-1) são mais altos na terra firme do que no manguezal. Três espécies de árvores compõem o manguezal, sendo a espécie dominante Rhizophora mangle. Entre as 40 famílias (71 espécies) que foram encontradas na terra firme, Arecaceae, Burseraceae (representadas exclusivamente por Protium heptaphyllum) e Simaroubaceae (representadas por Simarouba amara) alcançaram altos valores de importância. Os fragmentos de terra firme diferenciaram-se em composição de espécies e complexidade das restingas encontradas em outras partes da península. A grande importância de palmeiras na terra firme poderia indicar uma influência humana no passado.

Palavras-chave : Florística; Estrutura florestal; Terra firme; Manguezal; Bragança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )