SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número3Análise de composição florística e estrutura de um fragmento de bosque de terra firme e de um manguezal vizinhos na península de Ajuruteua, Bragança, ParáEstrutura dos bosques de mangue da península de Bragança, Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

GONCALVES, Adriana do Socorro da Costa; FERNANDES, Marcus Emanuel Barroncas  e  CARVALHO, Muzenilha Lira. Variação anual da produção de serapilheira em bosques de mangue no Furo Grande, Bragança, Pará. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2006, vol.1, n.3, pp.35-42. ISSN 1981-8114.

Este estudo foi realizado no Furo Grande, Bragança, Pará, local caracterizado por três tipos de bosque de mangue: Rhizophora mangle, Avicenniagerminanse um terceiro que constitui o misto dessas duas espécies. A área de estudo apresentou uma produção de serapilheira de 7,47 t.ha-1.ano-1 (ano 1) e 7,11 t.ha-1.ano-1 (ano 2). Embora a variação nos valores mensais não tenha sido estatisticamente significativa, esta indicou uma alta produção de serapilheira nos meses do período seco (agosto a novembro de 2000) e final do período chuvoso (maio a julho de 2001). As folhas representaram, para os dois anos de estudo, em média 74% da produção total, sendo o componente com maior contribuição para a totalidade da produção em todos os sítios e durante os dois anos de trabalho, com valores que variaram de 65,5% (Sítio no3 - ano 1) a 78,4% (Sítio no1 - ano 2). Houve correlação negativa entre a produção de serapilheira e a precipitação, indicando uma estratégia de economia energética através da abscisão de folhas no período de seca. A produção de serapilheira apresentou um padrão sazonal regular, cuja tendência é se repetir nos anos subseqüentes.

Palavras-chave : Manguezal; Serapilheira; Variação sazonal; Bragança; Pará.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )