SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número3Comparação da produção de serapilheira de dois bosques de mangue com diferentes padrões estruturais na península Bragantina, Bragança, ParáProdução de serapilheira em um fragmento de bosque de terra firme e um manguezal vizinhos na península de Ajuruteua, Bragança, Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

SEIXAS, Joaquim Augusto Souza de; FERNANDES, Marcus Emanuel Barroncas  e  SILVA, Ederly Santos. Análise estrutural da vegetação arbórea dos mangues no Furo Grande, Bragança, Pará. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2006, vol.1, n.3, pp.61-69. ISSN 1981-8114.

O presente trabalho objetiva descrever os atributos estruturais dos bosques de mangue no Furo Grande, Bragança, Pará, enfatizando os padrões de distribuição espacial da vegetação, em 25 parcelas de 20x20 m. Para cada árvore foram retiradas as seguintes medidas: circunferência à altura do peito, altura total e largura da copa. Foram registrados 1.211 indivíduos de duas espécies, Rhizophora mangle e Avicennia germinans,distribuídos em três sítios. No Sítio no1, dominado por A. germinans,foram medidas 255 árvores de A. germinans (93,07%) e 19 de R. mangle (6,93%), totalizando 274 indivíduos. O Sítio no2, dominado por R. mangle, apresentou 382 árvores de R. mangle (90,31%) e 41 de A. germinans (9,69%), totalizando 423 indivíduos. Já o Sítio no3 apresentou 269 árvores de A. germinans (52,33%) e 245 de R. mangle (47,67%), totalizando 514 indivíduos. A espécie mais abundante neste estudo foi R. mangle com 646 indivíduos. A análise dos parâmetros estruturais apresentou diferença significativa entre DAP x Densidade, DAP x Altura e Largura da Copa x DAP Considerando os três sítios, os valores de Densidade apontaram o Sítio no1 (dominado por A. germinans) como o de maior porte. Essa diferença é corroborada pelos maiores valores médios de altura e DAP das árvores nesse sítio. A diferença nas características estruturais e composição florística desses bosques na área de estudo parece indicar que esses fatores bióticos podem estar sendo influenciados por outros fatores bióticos, como competição e sucessão natural dos indivíduos senescentes.

Palavras-chave : Atributos estruturais; Manguezal; Furo Grande; Bragança; Pará.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )