SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número3Efeito de diferentes dietas sobre a muda dos estágios iniciais de Ucides cordatus (LINNAEUS, 1763) (Decapoda: Ocypodidae)Composição, ocorrência e distribuição das hidromedusas no estuário do rio Caeté, litoral do estado do Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

MARTINS, Adriano Augusto Vilhena; COSTA, Rauquírio André Marinho da  e  PEREIRA, Luci Cajueiro Carneiro. Distribuição espaço-temporal da comunidade zooplanctônica de uma lagoa costeira artificial na região amazônica, Bragança, Pará, Brasil. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2006, vol.1, n.3, pp.103-111. ISSN 1981-8114.

No presente trabalho foram estudadas a composição e a variação espaço-temporal da comunidade zooplanctônica da lagoa Salina, no estuário do rio Caeté, Pará, Brasil. As amostras foram coletadas em três estações distribuídas ao longo da lagoa, através da filtração de 400 l de água, utilizando uma rede cônico-cilindrica de plâncton com abertura de malha de 75 µm. Dados referentes à precipitação pluviométrica também foram registrados. As espécies identificadas foram Criptocyclops brevifurca (Copepoda), Ceriodaphnia comuta, Latonopsis australis (Cladocera) e Brachionus sp. (Rotifera). Brachionus sp. foi a espécie mais abundante e C. brevifurca a mais freqüente. As maiores densidades foram registradas durante o período chuvoso, enquanto o menor número de espécies ocorreu nos meses do período seco. A sazonalidade exerceu um importante papel sobre a estrutura da comunidade zooplanctônica estudada.

Palavras-chave : Zooplâncton; Composição; Abundância; Lagoa Salina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )