SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número3Distribuição espaço-temporal da comunidade zooplanctônica de uma lagoa costeira artificial na região amazônica, Bragança, Pará, BrasilTaxas de filtração e ingestão de Thalassiosira weissflogii (Bacillariophyta) por Euterpina acutifrons Dana (Copepoda) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

MESQUITA, Silvana do Socorro Araújo; COSTA, Rauquírio Marinho; PEREIRA, Luci Cajueiro Carneiro  e  MAGALHAES, André. Composição, ocorrência e distribuição das hidromedusas no estuário do rio Caeté, litoral do estado do Pará. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2006, vol.1, n.3, pp.113-119. ISSN 1981-8114.

A composição específica e a variação espaço-temporal da densidade das hidromedusas do estuário do rio Caeté, norte do Brasil, foram estudadas ao longo de um gradiente de salinidade no período de junho e dezembro de 1998 (estação seca) e fevereiro e maio de 1999 (estação chuvosa). O estuário do rio Caeté caracterizou-se por uma grande variação espacial e temporal na salinidade. Foram registrados doze táxons, dentre os quais a espécie Octocanna haeckeli representa um novo registro para as águas costeiras do litoral nordeste do estado do Pará. De modo geral, os maiores e menores valores de densidade foram observados durante os meses de dezembro e maio, respectivamente. Estes resultados devem-se, possivelmente, às diferenças registradas nas taxas de precipitação entre estes dois períodos estudados.

Palavras-chave : Hidromedusas; Distribuição espaço-temporal; Estuário do rio Caeté; Bragança; Pará.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )