SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Osteología craniana de Cerylinae (Coraciiformes: Alcedinidae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

JOSE DONATELLI, Reginaldo  e  VIDEIRA MARCELIANO, Maria Luiza. Osteologia e miologia cranianas de Megaxenops parnaguae (Furnariidae: Philydorinae). Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2007, vol.2, n.1, pp.183-215. ISSN 1981-8114.

A osteologia do crânio e a musculatura que movimenta as maxilas de Megaxenops parnaguae foram estudadas e comparadas com a maioria dos gêneros e espécies de Furnariidae. Foram analisados 137 espécimens de Furnariidae, 13 de Dendrocolaptidae e 4 de Formicariidae. A osteologia craniana foi estudada em 144 espécimens, enquanto a musculatura que movimenta as maxilas em 10 espécimens. Megaxenops parnaguae apresentou o processo pós-orbital menos desenvolvido e o mais curto rostroesfenóide; Megaxenops apresentou similaridades osteológicas cranianas principalmente com Philydor, Hyloctites e Automolus. Os Synallaxinae e os Philydorinae compartilharam uma característica: a sutura nasofrontal é limitada à porção mediana da maxila superior. Não foi observada qualquer característica compartilhada entre Philydorinae e Furnariinae. Em relação à musculatura que movimenta as maxilas, M. parnaguae mostrou similaridades com as duas espécies do gênero Philydor analisadas. Todavia, M. parnaguae difere das demais espécies estudadas, pois apresenta três feixes no M. adductor mandibulae externus rostralis medialis e uma aponeurose de inserção (XIII) a mais no M. pterygoideus ventralis lateralis. Além disso, M. parnaguae mostrou muitas diferenças nessa musculatura em relação às demais espécies analisadas.

Palavras-chave : Megaxenops parnaguae; Osteologia; Crânio; Miologia; Aparelho Mandibular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )