SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Ocorrências inusitadas de mamíferos no estado do Maranhão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

OLIVEIRA, Diogo Marques; FREDOU, Tierry  e  LUCENA, Flávia. A pesca no Estuário Amazônico: uma análise uni e multivariada. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2007, vol.2, n.2, pp.11-21. ISSN 1981-8114.

O Estuário Amazônico é considerado uma das regiões mais produtivas do país na pescaria. A pesca nesta região é complexa e técnicas de análise multivariada são adequadas à obtenção de uma imagem integrada da estrutura desta atividade. Com o objetivo de caracterizar as pescarias no estuário desembarcadas no estado do Pará, foram coletadas informações de captura por unidade de esforço (CPUE - kg/viagem), totalizando 261 viagens e 167 embarcações nos anos de 2001 a 2002 em uma empresa de pesca sediada em Belém. Para tipificar estas pescarias, foram utilizadas técnicas de análises univariada (diversidade) e multivariada. Um total de 37 espécies pertencentes a 24 famílias, de oito ordens, foram registradas nos desembarques da pesca industrial e artesanal. Os resultados mostraram que a captura oriunda da rede de emalhar foi a mais diversa, seguida pela captura da rede de arrasto e do espinhel. O tipo de arte de pesca empregado foi o principal fator na discriminação dos grupos, enquanto a pluviosidade mostrou ter pouca influência nesta discriminação, o que se deve ao fato das frotas pesqueiras explorarem a sazonalidade da abundância do pescado ao longo do ano, adaptando-se às diferentes artes de pesca de acordo com a safra.

Palavras-chave : Frotas pesqueiras; Artes de pesca; Diversidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )