SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Ocorrências inusitadas de mamíferos no estado do MaranhãoCaracterização histoquímica e ultra-estrutural do estipe de Socratea exorrhiza (Mart.) H. Wendl. (Arecaceae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

ALARCON, Juan Gabriel Soler  e  PEIXOTO, Ariane Luna. Florística e fitossociologia de um trecho de um hectare de floresta de terra firme, em Caracaraí, Roraima, Brasil. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2007, vol.2, n.2, pp.33-60. ISSN 1981-8114.

São apresentados dados florísticos e fitossociológicos de 1 ha de floresta de terra firme localizada na região do baixo rio Branco (01o01'43"S, 62o05'21"W), Roraima, Brasil. A amostragem incluiu os indivíduos arbóreos, lianas e hemiepífitas com DAP ≥ 10 cm. A altura média da floresta é de 16,63 m, com árvores emergentes que alcançaram alturas de 58, 48 e 47 m. Foram encontrados 544 indivíduos pertencentes a 194 espécies, das quais cinco estavam representadas por lianas e duas por hemiepífitas. As famílias de maior riqueza específica foram Leguminoseae, Cecropiaceae, Burseraceae, Chrysobalanaceae e Moraceae. Os gêneros de maior riqueza específica foram Pourouma, Inga, Licania, Protium e Pouteria. As espécies com densidades maiores foram Clathrotropis macrocarpa, Bocageopsis multiflora, Eschweilera coriacea, Euterpe precatoria, Inga alba, Pourouma cf. tomentosa subsp. apiculata. Dezessete famílias e 76 gêneros estiveram representados por apenas uma espécie; 40 gêneros e 104 espécies representados por apenas um indivíduo. As famílias com maiores valor de importância (VI) foram Leguminosae, Cecropiaceae, Lecythidaceae, Annonaceae e Arecaceae. Os maiores VI para espécies foram de Clathrotropis macrocarpa, Goupia glabra, Bocageopsis multiflora, Eschweilera coriacea, Euterpe precatoria. A área basal total foi 26,35 m2. O índice de Shannon (H') 4,66 e a equabilidade (J) 0,88. A região de interfúlvio entre o rio Branco e o rio Negro, em relação à flora, era dita como insuficientemente conhecida, mas de provável importância. Os dados e informações aqui apresentados e discutidos apontam a importância florística da floresta de terra firme da área.

Palavras-chave : Inventário florístico; Estrutura fitosociológica; Floresta de terra firme; Amazônia brasileira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )