SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Florística e fitossociologia de um trecho de um hectare de floresta de terra firme, em Caracaraí, Roraima, BrasilLicófitas e monilófitas do Bosque Rodrigues Alves Jardim Botânico da Amazônia, município de Belém, estado do Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

KIKUCHI, Tatiani Yuriko Pinheiro; POTIGUARA, Raimunda Conceição de Vilhena  e  SANTOS, Pedro Paulo dos. Caracterização histoquímica e ultra-estrutural do estipe de Socratea exorrhiza (Mart.) H. Wendl. (Arecaceae). Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2007, vol.2, n.2, pp.61-68. ISSN 1981-8114.

O objetivo deste trabalho foi caracterizar as substâncias ergásticas presentes no estipe da palmeira Socratea exorrhiza (Mart.) H. Wendl., do ponto de vista da microscopia eletrônica de varredura. A análise histoquímica foi realizada com material botânico in natura coletado na ilha do Cumbu, Pará. O reagente lugol foi empregado para constatar a presença de grãos de amido, cristais de fenol para identificar sílica e a solução de ácido clorídrico 10% + ácido acético glacial para evidenciar cristais de oxalato de cálcio. Os testes revelaram a presença de grãos de amido, cristais de oxalato de cálcio e sílica, porém, suas formas e tipos estruturais só foram discernidos quando analisados em microscopia eletrônica de varredura.

Palavras-chave : Arecaceae; Socratea; Histoquímica; Ultra-estrutura; Amido.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )