SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número3Bactérias transportadas em mutucas (Diptera: Tabanidae) no nordeste do estado do Pará, BrasilVariação da composição granulométrica e orgânica do solo em uma toposseqüência da microrregião de Marabá-PA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

MARCELIAND, Maria Luiza Videira; DONATELLI, Reginaldo José  e  POSSO, Sérgio Roberto. Osteologia craniana de Geotrygon montana (Linnaeus, 1758) (Columbiformes: Columbidae) comparada com os Columbiformes do Novo Mundo. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2007, vol.2, n.3, pp.21-31. ISSN 1981-8114.

Estudos sobre a osteologia craniana dos Columbiformes são escassos na literatura. No que se refere a G. montana, não foram encontrados trabalhos desta natureza, sendo esta, provavelmente, a primeira descrição detalhada da anatomia craniana da espécie. Procurou-se, neste estudo, descrever a osteologia e a musculatura que movimenta as maxilas em G. montana e, com base nesta descrição, comparar com outras espécies de Columbiformes do Novo Mundo e ampliar o conhecimento anatômico nesta ordem, bem como identificar caracteres anatômicos para uma futura análise cladística. Estudou-se a osteologia craniana em 35 espécimes pertencentes a seis gêneros de Columbidae, abrangendo cerca de 70% dos gêneros de Columbiformes do Novo Mundo. Os resultados mostraram inúmeras diferenças relacionadas ao grau de desenvolvimento das estruturas entre as espécies analisadas, bem como algumas características peculiares a alguns táxons. Isso indica que a osteologia craniana dos Columbidae pode ser uma ferramenta das mais importantes para um estudo sistemático a posteriori.

Palavras-chave : Geotrygon montana; Columbidae; Crânio; Osteologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )