SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue3Cranial osteology of Geotrygon montana (Linnaeus, 1758) (Columbiformes: Columbidae) compared to other New World ColumbiformesPteridophytes (Lycophyta and Monilophyta) from Mosqueiro Island, municipality of Belém, Pará State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

Print version ISSN 1981-8114

Abstract

REIS, Magda da Silva et al. Variação da composição granulométrica e orgânica do solo em uma toposseqüência da microrregião de Marabá-PA. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2007, vol.2, n.3, pp.33-44. ISSN 1981-8114.

As transformações nos ecossistemas da Amazônia, que ocorrem desde o processo de colonização, têm sido bastante estudadas, entretanto, pouco se tem considerado as variações das características do solo na paisagem. Com o objetivo de avaliar a variação do solo de uma paisagem da microrregião de Marabá, Pará, foi realizado um estudo envolvendo a composição granulométrica e orgânica do solo. Tenta-se explicar, dessa forma, a variação dessas características em relação aos processos pedogenéticos. Amostras foram coletadas em perfis no topo (Latossolo), encosta (Cambissolo) e baixa vertente (Gleissolo), de uma toposseqüência com 300 m de extensão cultivada com Brachiaria brizantha. Os resultados monstraram o predomínio de argila no Latossolo e no Cambissolo e de areia no Gleissolo, além de um acúmulo de matéria orgânica em superfície. O aumento nos valores de silte em profundidade são decorrentes da presença da alterita, que aparece em profundidade variável, segundo a classe de solo. A intensidade pedogenética diferenciada em função da declividade e da forma da vertente provocou variações na constituição granulométrica e orgânica do solo, ao longo dos perfis e ao longo da toposseqüência, que contribuíram para a caracterização de um sistema pedológico, composto de Latossolo, Cambissolo e Gleissolo, de alta para baixa vertente, respectivamente.

Keywords : Granulometria; Topossequência; Sistemas pedológicos; Agricultura familiar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )