SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número3Osteologia craniana de Geotrygon montana (Linnaeus, 1758) (Columbiformes: Columbidae) comparada com os Columbiformes do Novo MundoPteridófitas (Lycophyta e Monilophyta) da Ilha de Mosqueiro, município de Belém, estado do Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

REIS, Magda da Silva et al. Variação da composição granulométrica e orgânica do solo em uma toposseqüência da microrregião de Marabá-PA. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2007, vol.2, n.3, pp.33-44. ISSN 1981-8114.

As transformações nos ecossistemas da Amazônia, que ocorrem desde o processo de colonização, têm sido bastante estudadas, entretanto, pouco se tem considerado as variações das características do solo na paisagem. Com o objetivo de avaliar a variação do solo de uma paisagem da microrregião de Marabá, Pará, foi realizado um estudo envolvendo a composição granulométrica e orgânica do solo. Tenta-se explicar, dessa forma, a variação dessas características em relação aos processos pedogenéticos. Amostras foram coletadas em perfis no topo (Latossolo), encosta (Cambissolo) e baixa vertente (Gleissolo), de uma toposseqüência com 300 m de extensão cultivada com Brachiaria brizantha. Os resultados monstraram o predomínio de argila no Latossolo e no Cambissolo e de areia no Gleissolo, além de um acúmulo de matéria orgânica em superfície. O aumento nos valores de silte em profundidade são decorrentes da presença da alterita, que aparece em profundidade variável, segundo a classe de solo. A intensidade pedogenética diferenciada em função da declividade e da forma da vertente provocou variações na constituição granulométrica e orgânica do solo, ao longo dos perfis e ao longo da toposseqüência, que contribuíram para a caracterização de um sistema pedológico, composto de Latossolo, Cambissolo e Gleissolo, de alta para baixa vertente, respectivamente.

Palavras-chave : Granulometria; Topossequência; Sistemas pedológicos; Agricultura familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )