SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Os peixes da Floresta Nacional de Caxiuanã (municípios de Melgaço e Portel, Pará - Brasil)Marchantiophyta e Bryophyta de manguezais do estado de São Paulo, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

AMARAL, Dário Dantas do et al. Restingas do litoral amazônico, estados do Pará e Amapá, Brasil. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2008, vol.3, n.1, pp.35-67. ISSN 1981-8114.

Na Amazônia brasileira, as restingas ocupam uma área de aproximadamente 1.000 km2, correspondendo a menos de 0,1% dos demais tipos de vegetação ocorrentes na região. O presente estudo tem por objetivo caracterizar as restingas dos estados do Pará e Amapá, com base em informações florísticas (incluindo o primeiro checklist para a Amazônia), fisionômicas e geomorfológicas, e estabelecer uma classificação de padrões de ocorrência deste tipo de vegetação litorânea na costa amazônica. Para tal, foram investigadas dez áreas de ocorrência de restinga ao longo dos litorais do Pará e Amapá. O checklist compreende um total de 365 espécies, 237 gêneros e 89 famílias, com respectivas indicações de forma de vida, nome popular, comunidade vegetal de ocorrência e localidades de coleta. Foram reconhecidas três feições de ocorrência deste tipo de vegetação: (1) feição embrionária ou de estabelecimento; (2) feição intermediária ou de transição e (3) feição de consolidação. A vegetação de restinga não está protegida em nenhuma unidade de conservação de proteção integral na Amazônia, sendo necessário incluí-la, visto a frágil e específica flora associada, com ameaça de extinção local de algumas espécies, caso mantido o atual nível de agressão em curso.

Palavras-chave : Amazônia; Restinga; Vegetação litorânea.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )