SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Restingas do litoral amazônico, estados do Pará e Amapá, BrasilDinâmica da cobertura vegetal e uso da terra no município de São Francisco do Pará (Pará, Brasil) com o uso da técnica de sensoriamento remoto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versión impresa ISSN 1981-8114

Resumen

VISNADI, Sandra Regina. Marchantiophyta e Bryophyta de manguezais do estado de São Paulo, Brasil. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2008, vol.3, n.1, pp.69-80. ISSN 1981-8114.

O manguezal possui vegetação denominada mangue, cujas abundantes epífitas são geralmente omitidas nas abordagens sobre este ecossistema. Os resultados desse estudo incluem dados de coletas e registros na literatura sobre a ocorrência de espécies de Marchantiophyta e Bryophyta nos manguezais, em Ubatuba, São Vicente, Praia Grande, Itanhaém, Peruíbe, Iguape e Cananéia. O trabalho lista 19 famílias, com 56 gêneros e 115 espécies. A lista acrescenta 43% das 115 espécies de Marchantiophyta e Bryophyta, que ora ocorrem nos manguezais estudados do estado de São Paulo. As hepáticas predominam nas espécies de Marchantiophyta e Bryophyta destes manguezais, que são muito semelhantes às espécies encontradas na Mata Atlântica paulista.

Palabras clave : Hepáticas; Manguezal; Musgos; São Paulo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )