SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Abordagens faunísticas e geoquímicas em microfósseis calcários e suas aplicações à paleoceanografia e paleoclimatologiaO uso da ecologia de paisagens na avaliação da representação das unidades de conservação e terras indígenas em relação às ecorregiões da costa norte do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

COSTA, Kelli Garboza da; PEREIRA, Luci Cajueiro Carneiro  e  COSTA, Rauquírio Marinho da. Short and long-term temporal variation of the zooplankton in a tropical estuary (Amazon region, Brazil). Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2008, vol.3, n.2, pp.127-141. ISSN 1981-8114.

A distribuição nictemeral e sazonal do zooplâncton do estuário do Taperaçu e o efeito dos parâmetros hidrológicos na dinâmica desses organismos foram estudadas nos meses de março (período chuvoso) e setembro (período seco) de 2005. As amostragens do zooplâncton foram obtidas nas marés de sizígia em intervalos de duas horas durante um período de 24 h, coletadas com rede de plâncton de 120 µm. Simultaneamente às amostragens, foram medidas, na superfície da água, temperatura, salinidade, pH e oxigênio dissolvido com auxílio de um multi-analisador. O estuário apresentou uma elevada variação sazonal de salinidade (9,1-40,0) com regimes oscilando de mesohalino a polihalino/marinho durante os períodos chuvoso e seco, respectivamente. Os valores de temperatura, pH e salinidade foram significativamente mais elevados durante o período seco. Foram identificados 50 táxons incluídos nos seguintes grupos: Arthropoda, Sarcomastigophora, Cnidaria, Mollusca, Nematoda, Platyhelminthes, Bryozoa, Chordata, Annelida e Chaetognatha. Os copépodos dominaram quantitativamente o zooplâncton local com 50% dos organismos. A densidade total do zooplâncton variou de 16.491 a 397.476 ind.m-3 durante os períodos seco e chuvoso, respectivamente. A pluviometria local mostrou ser a principal responsável pela oscilação dos parâmetros hidrológicos, principalmente a salinidade, que influenciou diretamente a dinâmica populacional do zooplâncton do estuário do Taperaçu.

Palavras-chave : Plâncton; Zona Costeira Tropical; Litoral Amazônico; Norte do Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )