SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2The use of landscape ecology as tools to asses the representation of protected areas and indigenous lands in the ecoregion the north coast of BrazilMicrohabitat utilization and population density of the lizard Gonatodes humeralis (Guichenot, 1855) (Reptilia: Squamata: Gekkonidae) in forest areas in Manaus, Amazon, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

Print version ISSN 1981-8114

Abstract

SILVA, Marcio Roberto Pietrobom da  and  ROSARIO, Sebastião Maciel do. Licófitas e monilófitas (Pteridophyta) da floresta nacional de Caxiuanã, estado do Pará, Brasil: chave para as famílias e as espécies de Aspleniaceae e Blechnaceae. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2008, vol.3, n.2, pp.151-163. ISSN 1981-8114.

Estão em desenvolvimento estudos florísticos, taxonômicos e ecológicos sobre as monilófitas ocorrentes nos vários ecossistemas paraenses. Considerando a grande carência de trabalhos científicos sobre a flora de pteridófitas da Amazônia, este trabalho foi desenvolvido como uma contribuição ao conhecimento de duas famílias ocorrentes na área selecionada para estudo, localizada nos municípios de Melgaço e Portel. A Floresta Nacional (FLONA) está posicionada geograficamente a 1o37'S / 51o19'W e 1o54'S / 51o58'W e limites sul de 2o15'S / 51o15'W e 2o15'S / 51o56'W, na microrregião dos Furos, nas proximidades da baía de Caxiuanã, entre os rios Xingu e Tocantins, com cerca de 200.000 ha. A FLONA é composta por florestas não inundáveis (floresta de terra firme, manchas de vegetação savanóide e capoeira) e florestas inundáveis (várzea e igapó), com predomínio da floresta de terra firme, além de abundante vegetação aquática. Para a identificação taxonômica dos espécimes coletados, foram utilizadas técnicas usuais e literaturas especializadas. Exsicatas representativas foram depositadas no Herbário "João Murça Pires" (MG), do Museu Paraense Emílio Goeldi, com duplicatas doadas para vários herbários do país. O estudo apresenta uma chave para identificação das famílias de Lycophyta e Monilophyta (Pteridophyta) ocorrentes na área e o tratamento taxonômico das famílias Aspleniaceae e Blechnaceae ocorrentes na FLONA de Caxiuanã. São apresentadas descrições das espécies e dos gêneros, ilustrações, chave para as espécies e gêneros, bem como comentários sobre todos os táxons. Na área de estudos, a família Aspleniaceae está representada por Asplenium angustum Sw., A. juglandifolium Lam. e A. serratum L., e a família Blechnaceae por Blechnum serrulatum Rich. e Salpichlaena hookeriana (Kuntze) Alston.

Keywords : Taxonomia; Aspleniaceae; Blechnaceae; Pteridófitas; Floresta Amazônica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )