SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Licófitas e monilófitas (Pteridophyta) da floresta nacional de Caxiuanã, estado do Pará, Brasil: chave para as famílias e as espécies de Aspleniaceae e Blechnaceae índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

ODA, Welton Yudi. Utilização de microhabitats e densidade populacional do lagarto Gonatodes humeralis (Guichenot, 1855) (Reptilia: Squamata: Gekkonidae) em áreas de floresta na região de Manaus, Amazonas, Brasil. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2008, vol.3, n.2, pp.165-177. ISSN 1981-8114.

Gonatodes humeralis é um pequeno lagarto encontrado em troncos de árvores por toda a Amazônia. Aumentos em sua abundância, em áreas alteradas, foram observados em diversos estudos, embora os fatores responsáveis pelos aumentos permaneçam desconhecidos. Neste estudo, sua densidade foi positivamente relacionada com número de troncos disponíveis e negativamente relacionada com o estágio de regeneração da floresta. A análise dos microhabitats usados foi feita para avaliar se esta espécie seleciona os troncos que utiliza, pois há registros de lagartos arborícolas que o fazem, embora somente o diâmetro tenha sido quantificado. Para descrever microhabitats usados, foram registrados: circunferência e rugosidade dos troncos e, ao redor dos mesmos, espessura da serapilheira e densidade da copa. Estas mesmas características foram registradas para uma amostra de troncos disponíveis. Comparações entre distribuições de freqüência dos troncos disponíveis e utilizados mostram que G. humeralis não seleciona troncos por circunferência ou densidade da copa. Entretanto, rugosidade dos troncos e quantidade de serapilheira ao seu redor foram usados em proporções diferentes do que havia disponível, sugerindo que prefere troncos com rugosidade intermediária e menos serapilheira ao redor. Além da facilidade de locomoção entre troncos, a escolha de pouca serapilheira pode indicar que esteja evitando predadores, enquanto a seleção de troncos com rugosidade intermediária pode relacionar-se tanto com locomoção quanto com detecção de predadores. Estudos adicionais poderiam mostrar se estes padrões podem também se apresentar em outras populações.

Palavras-chave : Squamata; Gonatodes humeralis; Utilização do ambiente; Densidade populacional; Deflorestamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )