SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número3Girino e canto de anúncio de Hypsiboas crepitans (Amphibia: Anura: Hylidae) do estado da Bahia, Brasil, e considerações taxonômicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

HERNANDEZ-RUZ, Emil José  e  AVILA-PIRES, Teresa Cristina Sauer. Crânio e esqueleto abdominal de Stenocercus dumerilii (Steindachner, 1867) (Reptilia: Squamata: Iguania). Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2008, vol.3, n.3, pp.203-216. ISSN 1981-8114.

O presente estudo tem por objetivo descrever o crânio e o esqueleto abdominal do lagarto Stenocercus dumerilii (Steindachner, 1867), com ênfase nos caracteres utilizados em estudos filogenéticos incluindo o gênero Stenocercus. A forma peculiar da cabeça (piramidal, com uma crista supraciliar bem demarcada e terminando em uma escama pós-supraciliar proeminente) resulta em parte do formato dos ossos pré-frontal e pós-frontal, ambos com protuberâncias que se projetam em direção à cavidade orbital. O osso pós-frontal representa o ponto mais alto da cabeça. Diferentemente do que foi encontrado até o momento nas espécies de Stenocercus e na maioria dos Tropiduridae, os exemplares estudados de S. dumerilii apresentaram um único par de costelas xifisternais (seguido por um par de processos posteriores do xifisterno). Ademais, apresentaram cinco pares de costelas pós-xifisternais amplamente separadas na região ventral. De dois exemplares estudados, em um deles o forâmen pineal é totalmente envolvido pelo osso frontal, ao invés de na sutura entre o frontal e o parietal.

Palavras-chave : Iguania; Osteologia craniana; Esqueleto abdominal; Stenocercus dumerilii.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )