SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Análise estrutural de dois bosques de mangue do rio Cajutuba, município de Marapanim, Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

SALOMAO, Rafael de Paiva. Densidade, estrutura e distribuição espacial de castanheira-do-brasil (Bertholletia excelsa H. & B.) em dois platôs de floresta ombrófila densa na Amazônia setentrional brasileira. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2009, vol.4, n.1, pp.11-25. ISSN 1981-8114.

A castanheira (Bertholletia excelsa H. & B. - Lecythidaceae) é uma espécie nativa da Amazônia que tem por habitat as terras não inundáveis (terra firme). O fruto da castanheira é o produto florestal não-madeireiro (PFNM) mais conhecido e solidamente estabelecido nos mercados doméstico e de exportação há mais de um século, constituindo-se na única colheita de sementes comercializada internacionalmente que é feita exclusivamente em florestas tropicais primárias. Este trabalho objetiva avaliar a abundância, a distribuição espacial, a estrutura em diâmetro, altura e idade de castanheiras e sua distribuição espacial nos castanhais existentes na floresta pluvial tropical densa em dois platôs na Amazônia setentrional brasileira. Os locais de estudos, denominados platô Almeidas e Aviso, abrangem uma área de, respectivamente, 763 ha e 1.365 ha, onde foram feitos dois inventários, com 100% de intensidade, de todas as árvores de B. excelsa com DAP ≥ 10 cm, sendo registradas, respectivamente, 1.140 e sete árvores, ou seja, densidade de 1,5 árvore/ha e 0,005 árvore/ha. O percentual de árvores jovens (DAP ≤ 60 cm) registrado nos dois platôs estudados é inversamente proporcional à abundância, ou seja, 1,21% (19 árvores) no castanhal de maior densidade (Almeidas) e 71,4% (cinco árvores) no de menor, o que sugere uma colonização recente no platô Aviso. O maior número de árvores (64,1% do total) ocorreu no intervalo de 90-160 cm de diâmetro, entre 200-300 cm foram registradas 78 árvores (6,8% do total). Atualmente, é relativamente raro encontrar castanheiras com diâmetros acima de 300 cm; os nove indivíduos acima deste limite, registrados no platô Almeidas, muito provavelmente têm algumas centenas de anos. A abundância de castanheiras no platô Almeidas e Aviso é uma questão intrigante e difícil de desvendar. Existe a possibilidade de se considerar a origem antrópica dos castanhais do platô Almeidas, que poderá ou não ser confirmada por meio de futuros estudos.

Palavras-chave : Estrutura florestal; Lecythidaceae; Castanheira-do-brasil; Produto florestal não madeireiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )