SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Licófitas ocorrentes na Floresta Nacional de Caxiuanã, estado do Pará, Brasil: Lycopodiaceae e SelaginellaceaeProveniência de arenitos albianos (Grupo Itapecuru), borda leste da bacia de São Luís-Grajaú, Maranhão, usando análise de minerais pesados e química mineral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

AVIZ, Daiane; MELLO, Clara Ferreira de  e  SILVA, Patrícia Fernandes da. Macrofauna associada às galerias de Neoteredo reynei (Bartsch, 1920) (Mollusca: Bivalvia) em troncos de Rhizophora mangle Linnaeus durante o período menos chuvoso, em manguezal de São Caetano de Odivelas, Pará (costa norte do Brasil). Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2009, vol.4, n.1, pp.47-55. ISSN 1981-8114.

Este estudo teve como objetivo caracterizar a macrofauna associada às galerias perfuradas por Neoteredo reynei em toras de Rhizophora mangle em uma área de manguezal do estuário do rio Mojuim (São Caetano de Odivelas, Pará). As coletas foram realizadas em três ocasiões do período menos chuvoso (junho, julho e agosto de 2004), na zona de médio-litoral em três sítios de amostragem. Em cada ocasião, foi retirada, de cada sítio, uma tora de R. mangle em estado inicial de decomposição. Paralelamente à coleta biológica, foram registrados a temperatura do ar, o pH, a salinidade e a temperatura da água. Neoteredo reynei foi a única espécie de Teredinidae presente nas amostras. A macrofauna associada às suas galerias foi composta por um total de 452 indivíduos, distribuídos em 31 táxons pertencentes aos filos: Nemertea (um táxon), Mollusca (três táxons), Annelida (seis táxons) e Arthropoda (21 táxons). A composição da fauna registrada foi tipicamente estuarina, com exceção de alguns grupos terrestres. Os descritores biológicos (abundância, riqueza, diversidade e equitatividade) aumentaram seus valores ao longo dos meses, como provável reflexo do aumento da salinidade no estuário. A diversidade da macrofauna registrada no interior das toras reflete a importância deste nicho para os organismos e, consequentemente, para o funcionamento do ecossistema manguezal.

Palavras-chave : Bentos; Costa norte; Estuário; Teredinidae; Fauna associada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )