SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Temporal variation in composition, occurrence and distribution of Copepoda (Crustacea) from Taperaçu estuary, Pará, BrazilMorphology and micromorphology of the seed coats of species of Echinodorus (Alismataceae) from Brazilian Northeastern author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

Print version ISSN 1981-8114

Abstract

LEITE, Natália da Rocha; PEREIRA, Luci Cajueiro Carneiro  and  COSTA, Rauquírio Marinho da. Distribuição temporal do mesozooplâncton no furo Muriá, Pará, Brasil. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2009, vol.4, n.2, pp.149-164. ISSN 1981-8114.

As variações temporais da comunidade zooplanctônica e das variáveis físico-químicas da água do furo Muriá foram estudadas bimestralmente entre os meses de julho de 2003 (período seco) e janeiro de 2004 (período chuvoso). As coletas foram realizadas durante as marés vazantes de quadratura, no período diurno. As amostras foram obtidas por meio de arrastos horizontais, realizados com o auxílio de uma rede cónica de plancton com 200 µm de abertura de malha. Simultaneamente, foram obtidas medidas in situ de temperatura, salinidade e pH por intermédio de uma sonda multiparâmetros. Adicionalmente, foram coletadas amostras de água para determinação, em laboratório, das concentrações de oxigênio dissolvido e do material particulado em suspensão. Verificou-se uma acentuada variação temporal da salinidade, com valores mais elevados registrados no período seco. Foram identificados 67 grupos taxonómicos, sendo o filo Arthropoda o mais representativo, com destaque para o copépodo Acartia tonsa Dana, 1849, o qual apresentou densidades mais elevadas durante o período chuvoso (valores médios superiores a 1.200 ind.m-3). No período seco, zoea de Brachyura foi o grupo mais abundante, apresentando elevados valores de densidade. A salinidade da água, condicionada pela pluviometria, constituiu o principal fator responsável pelas variações temporais do zooplâncton do furo Muriá.

Keywords : Zooplâncton; Estuário; Região amazônica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )