SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Morfologia e micromorfologia de sementes de espécies de Echinodorus (Alismataceae) do Nordeste BrasileiroNotas adicionais sobre Mabea angularis Hollander (Euphorbiaceae), primeira citação para o estado do Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

ALMEIDA, Eliane Francisca de; POTIGUARA, Raimunda Conceição de Vilhena; MACEDO, Eunice Gonçalves  e  LINS, Alba Lúcia Ferreira de Almeida. Anatomia foliar de espécies de Xylopia L. (Annonaceae) ocorrentes no Parque Ecológico de Gunma, Santa Bárbara, Estado do Pará. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2009, vol.4, n.2, pp.175-194. ISSN 1981-8114.

Annonaceae apresenta várias espécies produtoras de óleos essenciais, entre estas as do gênero Xylopia, que apresentam propriedades medicinais, farmacológicas e biológicas. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo conhecer a anatomia foliar, identificar e localizar as estruturas secretoras, além de realizar testes histoquímicos nas espécies Xylopia benthamii R.E. Fries e X. nitida Dunal. Para a realização desse estudo, foram confeccionadas lâminas de dissociação de epidermes, maceração, cortes histológicos e testes histoquímicos, de acordo com os protocolos usuais em anatomia vegetal, utilizando-se a microscopia de luz e a eletrônica de varredura. Os resultados mostraram que as duas espécies diferenciaram-se quanto ao contorno das paredes anticlinais na superfície adaxial, presença de superfície abaxial papilosa, margem terminando com feixes vasculares, estômatos posicionados abaixo do nível das células epidérmicas, estriamento cuticular e presença da nervura marginal. Diante dos resultados, a anatomia foliar auxiliou na distinção dos taxa estudados e possibilitou a localização das estruturas secretoras nas duas espécies estudadas.

Palavras-chave : Xylopia benthamii; Xylopia nitida; Estruturas secretoras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )