SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número3Checklist da flora arbórea de remanescentes florestais da região metropolitana de Belém e valor histórico dos fragmentos, Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

COSTA, Sue Anne Regina Ferreira; RICHTER, Martha; TOLEDO, Peter Mann de  e  SANTOS, Heloisa Maria Moraes. Dentes de tubarões da Formação Pirabas (Mioceno Inferior), Amazônia Oriental, Brasil. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2009, vol.4, n.3, pp.221-230. ISSN 1981-8114.

A fauna de tubarões (Chondrichthyes: Elasmobranchii) da Formação Pirabas é uma das mais representativas e diversificadas do Neógeno da América do Sul. Ela está associada à transgressão ocorrida no início do Mioceno, em consequência do aumento global do nível do mar. Neste trabalho, a composição da fauna de tubarões previamente identificada para a Formação Pirabas é reavaliada com base em novos achados fósseis. É confirmada a ocorrência dos seguintes táxons: Carcharhinus sp.1, Carcharhinus sp.2, Carcharhinus cf. macloti, Carcharhinus priscus, Galeocerdo sp., Sphyrna cf. media, Hemipristis serra, Carcharodon subauriculatus, Isurus sp., Ginglymostoma sp., Nebrius obliquus.

Palavras-chave : Formação Pirabas; Chondrichthyes; Neógeno; Amazônia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )