SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número3Checklist da flora arbórea de remanescentes florestais da região metropolitana de Belém e valor histórico dos fragmentos, Pará, BrasilRubiaceae Juss. da restinga da APA de Algodoal/Maiandeua, Maracanã, Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

SILVA, Maria Maricélia Félix-da-; BASTOS, Maria de Nazaré do Carmo  e  GURGEL, Ely Simone Cajueiro. Aspectos taxonômicos e morfológicos do processo germinativo e da plântula de Peltogyne venosa subsp. densiflora (Spruce ex Benth.) M.F. Silva (Leguminosae - Caesalpinioideae). Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2009, vol.4, n.3, pp.291-302. ISSN 1981-8114.

Peltogyne venosa subsp. densiflora (Spruce ex Benth.) M.F Silva, proveniente da região amazônica e conhecida popularmente como pau-roxo, fornece madeira de excelente qualidade, principalmente para a construção civil e marcenaria. Este trabalho apresentou o objetivo de descrever as estruturas reprodutivas, o processo germinativo e a morfologia da plántula da referida subespécie, além de apresentar ilustrações inéditas, visando subsidiar o reconhecimento dessa subespécie nas formações naturais e o manejo dela. As áreas de coleta foram o igarapé Caquajó e a grade do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), em Portel; em Melgaço, foram a área da Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn) e o rio Curuá. O estudo foi realizado em laboratório e condições de viveiro. A identificação taxonômica da subespécie foi baseada principalmente em literatura especializada. Exsicatas representativas foram depositadas no herbário 'João Murça Pires' (MG), do Museu Paraense Emílio Goeldi. A subespécie apresentou inflorescencias em panículas terminais ou subterminais; bractéolas ovais ou orbiculares, rígidas e côncavas; flor com quatro sépalas, cinco pétalas e dez estames; fruto seco, indeiscente e monospérmico; e sementes largamente obovadas, com hilo terminal. A germinação é epígea e fanerocotiledonar. Aos 35 dias, a plántula estava completamente desenvolvida.

Palavras-chave : Pau-roxo; Caxiuanã; Igarapé Caquajó; Rio Curuá.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )