SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número3Composição e distribuição do microfitoplâncton do rio Guamá no trecho entre Belém e São Miguel do Guamá, Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

FERREIRA, Leandro Valle et al. Primeira ocorrência de Tupinambis quadrilineatus Manzani & Abe, 1997 (Squamata: Teiidae) no bioma Amazônia. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2009, vol.4, n.3, pp.355-361. ISSN 1981-8114.

É relatada a ocorrência de Tupinambis quadrilineatus Manzani & Abe, 1997 (Squamata: Teiidae) no bioma Amazônia, em vegetação de cerrado no sudeste do Fará, Brasil. Nesta região, estão localizados fragmentos de cerrado de grandes dimensões e situados fora do atual sistema de áreas protegidas do estado. T. quadrilineatus havia sido registrada somente nos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Minas Gerais, no bioma Cerrado. Esse é o primeiro registro da espécie nos cerrados do bioma Amazônia e no estado do Fará. Esta descoberta reforça a ideia de que o conhecimento sobre a distribuição de espécies na Amazônia é ainda incompleto. Recomenda-se que novos inventários sejam priorizados para esta região e que partes dos fragmentos de cerrado situados no sudeste do estado sejam usadas para a criação de novas unidades de conservação.

Palavras-chave : Amazônia; Lagartos; Cerrado; Conservação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )