SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Primeira ocorrência de Lingulepis (Brachiopoda-Obolidae) no Devoniano do estado do Paraná, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

BOSETTI, Elvio Pinto et al. Ocorrência de fenótipos subnormais no limite Neoeifeliano/Eogivetiano, Tibagi, estado do Paraná: implicações tafonômicas e paleossinecológicas. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2010, vol.5, n.2, pp.135-149. ISSN 1981-8114.

Registra-se aqui a ocorrência de fenotipos com dimensões subnormais de invertebrados marinhos fósseis na passagem Neoeifeliano/Eogivetiano (Devoniano). Estes fósseis representam uma fauna reliquiar, que é resultado de uma crise biótica ocorrida no período. Análises específicas foram efetuadas com o intuito de serem identificados possíveis tendenciamentos tafonômicos. De acordo com as assinaturas tafonômicas reconhecidas, é possível afirmar que os bioclastos não sofreram transporte significativo, podendo ser considerados como autóctones a parautóctones. A ocorrência de fenótipos com dimensões subnormais na Formação São Domingos não é resultado de tendenciamentos e as evidências obtidas espelham uma real resposta adaptativa de condições de estresse da síndrome pós-evento (Evento KACAK).

Palavras-chave : Devoniano; Província Malvinocáfrica; Formação São Domingos; Fenótipos subnormais de tamanho; Tafonomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )