SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2First occurrence of Lingulepis (Brachiopoda-Obolidae) from the Devonian of the Paraná state, BrazilFossil trichomes as a new category of palynomorphs sensu lato: their preliminary classification and applicability in biostratigraphy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

Print version ISSN 1981-8114

Abstract

SCHEFFLER, Sandro Marcelo; SILVA, Cleber Fernandes da; FERNANDES, Antonio Carlos Sequeira  and  FONSECA, Vera Maria Medina da. Crinóides da borda leste da bacia do Parnaíba (Formação Cabeças, Devoniano Médio). Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2010, vol.5, n.2, pp.165-173. ISSN 1981-8114.

Este trabalho apresenta a descrição dos crinóides encontrados até o momento na Formação Cabeças (Givetiano da bacia do Parnaíba), coletados no afloramento km 305, no município de Picos, estado do Piauí. O material é constituído de colunais isoladas, dispostas esparsamente em amostras de arenito fino. Apesar dos espécimes não se encontrarem bem preservados, foram descritos três morfotipos (PB/Cb-01, PB/Cb-02 e PB/Cb-03). Dois deles (PB/Cb-01 e PB/Cb-02) estão representados apenas por um exemplar; o terceiro morfotipo (PB/Cb-03) é o mais comumente encontrado e, provavelmente, representa o crinóide mais abundante nos antigos ambientes de sedimentação do afloramento. A forma de ocorrência dos crinóides (provavelmente parautóctones) sugere a sua permanência, após a morte, na interface água-sedimento por tempo razoável antes do soterramento. Este fato é mais uma indicação a favor do modelo de um ambiente de barra de embocadura de sistema flúvio-deltaico influenciado por inundações, sugerido para a Formação Cabeças nessa região.

Keywords : Bacia do Parnaíba; Formação Cabeças; Devoniano; Crinoidea.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )