SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Primeira ocorrência de Lingulepis (Brachiopoda-Obolidae) no Devoniano do estado do Paraná, BrasilTricomas fósseis como nova categoria de palinomorfos lato sensu: sua classificação preliminar e aplicabilidade na Bioestratigrafia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

SCHEFFLER, Sandro Marcelo; SILVA, Cleber Fernandes da; FERNANDES, Antonio Carlos Sequeira  e  FONSECA, Vera Maria Medina da. Crinóides da borda leste da bacia do Parnaíba (Formação Cabeças, Devoniano Médio). Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2010, vol.5, n.2, pp.165-173. ISSN 1981-8114.

Este trabalho apresenta a descrição dos crinóides encontrados até o momento na Formação Cabeças (Givetiano da bacia do Parnaíba), coletados no afloramento km 305, no município de Picos, estado do Piauí. O material é constituído de colunais isoladas, dispostas esparsamente em amostras de arenito fino. Apesar dos espécimes não se encontrarem bem preservados, foram descritos três morfotipos (PB/Cb-01, PB/Cb-02 e PB/Cb-03). Dois deles (PB/Cb-01 e PB/Cb-02) estão representados apenas por um exemplar; o terceiro morfotipo (PB/Cb-03) é o mais comumente encontrado e, provavelmente, representa o crinóide mais abundante nos antigos ambientes de sedimentação do afloramento. A forma de ocorrência dos crinóides (provavelmente parautóctones) sugere a sua permanência, após a morte, na interface água-sedimento por tempo razoável antes do soterramento. Este fato é mais uma indicação a favor do modelo de um ambiente de barra de embocadura de sistema flúvio-deltaico influenciado por inundações, sugerido para a Formação Cabeças nessa região.

Palavras-chave : Bacia do Parnaíba; Formação Cabeças; Devoniano; Crinoidea.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )