SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Fossil trichomes as a new category of palynomorphs sensu lato: their preliminary classification and applicability in biostratigraphyNew occurrence of †Mawsoniidae (Sarcopterygii, Actinistia) in the Morro do Chaves Formation, lower cretaceous of the Sergipe-Alagoas basin, northeastern Brazi author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

Print version ISSN 1981-8114

Abstract

SOUTO, Paulo Roberto de Figueiredo  and  SCHWANKE, Cibele. Ocorrência de coprólitos de vertebrados na bacia de Alagoas, Cretáceo Inferior. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2010, vol.5, n.2, pp.189-194. ISSN 1981-8114.

São analisados, pela primeira vez, coprólitos coletados em rochas sedimentares da Formação Maceió, da bacia de Alagoas. Os espécimens consistem em dois coprólitos completos de morfologia cilíndrica, preservados em arenito médio/grosso com intercalações de arenito médio/fino e de folhelho escuro, comumente fluidificado, depositados no Mesoaptiano-Eoalbiano. A comunidade de paleovertebrados registrada na Formação Maceió é constituída por Vinctifer e Cladocyclus, espécies de ictiofauna de mar aberto, e Ellimma e Dastílbe, que são espécies de água doce. Os aspectos morfoestruturais dos espécimes e os tipos de rochas sedimentares em que foram encontrados sugerem que os coprólitos foram produzidos por vertebrados adultos carnívoros, o que é evidenciado pela composição química e espessura dos exemplares estudados. Este estudo registra atividade predadora nessa paleocomunidade litorânea durante fases de transgressão marinha.

Keywords : Coprólitos; Peixes fósseis; Cretáceo Inferior; Formação Maceió.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )