SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Tricomas fósseis como nova categoria de palinomorfos lato sensu: sua classificação preliminar e aplicabilidade na BioestratigrafiaNova ocorrência de †Mawsoniidae (Sarcopterygii, Actinistia) na Formação Morro do Chaves, cretáceo inferior da bacia de Sergipe-Alagoas, nordeste do Brasi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

SOUTO, Paulo Roberto de Figueiredo  e  SCHWANKE, Cibele. Ocorrência de coprólitos de vertebrados na bacia de Alagoas, Cretáceo Inferior. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2010, vol.5, n.2, pp.189-194. ISSN 1981-8114.

São analisados, pela primeira vez, coprólitos coletados em rochas sedimentares da Formação Maceió, da bacia de Alagoas. Os espécimens consistem em dois coprólitos completos de morfologia cilíndrica, preservados em arenito médio/grosso com intercalações de arenito médio/fino e de folhelho escuro, comumente fluidificado, depositados no Mesoaptiano-Eoalbiano. A comunidade de paleovertebrados registrada na Formação Maceió é constituída por Vinctifer e Cladocyclus, espécies de ictiofauna de mar aberto, e Ellimma e Dastílbe, que são espécies de água doce. Os aspectos morfoestruturais dos espécimes e os tipos de rochas sedimentares em que foram encontrados sugerem que os coprólitos foram produzidos por vertebrados adultos carnívoros, o que é evidenciado pela composição química e espessura dos exemplares estudados. Este estudo registra atividade predadora nessa paleocomunidade litorânea durante fases de transgressão marinha.

Palavras-chave : Coprólitos; Peixes fósseis; Cretáceo Inferior; Formação Maceió.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )