SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Ocorrência de coprólitos de vertebrados na bacia de Alagoas, Cretáceo InferiorLocalidades fossilíferas da Formação Pirabas (Mioceno Inferior) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

GALLO, Valéria; CARVALHO, Marise Sardenberg Salgado de  e  SANTOS, Hugo Ricardo Secioso. Nova ocorrência de †Mawsoniidae (Sarcopterygii, Actinistia) na Formação Morro do Chaves, cretáceo inferior da bacia de Sergipe-Alagoas, nordeste do Brasi. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2010, vol.5, n.2, pp.195-205. ISSN 1981-8114.

O objetivo deste estudo é descrever uma nova ocorrência de †Mawsoniidae na Formação Morro do Chaves, bacia de Sergipe-Alagoas. Esta unidade estratigráfica é representada por uma alternância de camadas de coquina e folhelho, depositadas em um paleoambiente lacustre, durante o Barremiano Superior (no andar local Jiquiá inferior). A descrição foi efetuada com base em material inédito e mais completo, representado por ossos articulados do palatoquadrado e maxila inferior, bem como pela placa gular. Este espécime foi atribuído ao gênero Mawsonia, com base na presença de um robusto angular conspicuamente ornamentado com cristas e rugas, bem como pela presença de uma crista única, fortalecendo a superfície lateral do palatoquadrado. Quando esta nova ocorrência de Mawsonia foi comparada com outros gêneros de Mawsoniidae presentes no Brasil (i.e., Axelrodichthys e Parnaibaia), verificou-se que ela difere claramente de Axelrodichthys pela inclinação do palatoquadrado (obliquamente orientado em Mawsonia versus verticalmente orientado em Axelrodichthys). Com relação a Parnaibaia, a ornamentação do angular e da placa gular neste gênero é mais delicada.

Palavras-chave : Mawsoniidae; Bacia de Sergipe-Alagoas; Cretáceo inferior.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )