SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número3Variação morfométrica da cobra-d'agua Helicops trivittatus (Gray, 1849) (Reptilia: Serpentes: Xenodontidae) do leste da Amazônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

LUCAS, Flávia Cristina Araújo; CARREIRA, Léa Maria Medeiros; GURGEL, Ely Simone Cajueiro  e  GAMA, Thália do Socorro Serra. Pólen da vegetação de restinga de Algodoal/Maiandeua, Pará, Brasil: III. Polygalaceae e Polygonaceae. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2010, vol.5, n.3, pp.249-270. ISSN 1981-8114.

Este trabalho aborda o estudo dos grãos de pólen de Polygalaceae e Polygonaceae na ilha de Algodoal/Maiandeua, representadas, respectivamente, pelas espécies Polygala adenophora DC., Pmontícola Kunth, Pspectabilis DC., P variabilis Kunth, Coccoloba latifolia Lam. e C. ramosissima Wedd. Grãos de pólen retirados de botões florais de exsicatas foram acetolisados, medidos, descritos e fotomicrografados em microscopia de luz e eletrônica de varredura. Os grãos de pólen de Polygalaceae variam de médios a grandes, de subprolatos a prolatos esferoidais, de 9 (-10) (-13) (-16)-colporados, de superfície psilada a perfurada. Os grãos de pólen de Polygonaceae são pequenos, prolatos, 3-colporados, de superfície microrreticulada. Com objetivo de separar as espécies, com base na ornamentação da exina, uma chave foi elaborada.

Palavras-chave : Morfologia polínica; Ecossistemas costeiros; Dicotiledóneas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )