SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número3Variação morfométrica da cobra-d'agua Helicops trivittatus (Gray, 1849) (Reptilia: Serpentes: Xenodontidae) do leste da AmazôniaAves da Reserva Extrativista Chico Mendes, Sul do Acre, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

ALEIXO, Alexandre  e  GUILHERME, Edson. Avifauna da Estação Ecológica do Rio Acre, estado do Acre, na fronteira Brasil/Peru: composição, distribuição ecológica e registros relevantes. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2010, vol.5, n.3, pp.279-309. ISSN 1981-8114.

Um levantamento da avifauna foi executado na Estação Ecológica do Rio Acre (ESEC Rio Acre), uma unidade de conservação remota situada na região sul do estado do Acre, na fronteira com o Peru, com a finalidade de subsidiar o seu plano de manejo. Os trabalhos de campo foram realizados nas épocas seca (agosto de 2005) e chuvosa (fevereiro de 2006), com a realização de levantamentos qualitativos (observações e gravações de vocalizações) e quantitativos, por meio da captura com redes de neblina (mist-nets). Após o acúmulo de 180 horas de observações qualitativas e cerca de 2.500 horas.rede de capturas distribuídos em 26 dias de amostragem, registrou-se 365 espécies de aves. Vários dos registros obtidos na ESEC Rio Acre são aqui discutidos em detalhes em função da sua relevância biogeográfica e para a conservação. Os resultados gerais obtidos, aliados ao registro de grandes populações de espécies de aves com alto valor cinegético, indicam que a ESEC Rio Acre encontra-se ainda em ótimo estado de conservação. Infelizmente, essa situação pode mudar rapidamente caso a expansão madeireira, atualmente em curso no lado Peruano da fronteira (em área limítrofe à unidade), seja direcionada ilegalmente para o território brasileiro.

Palavras-chave : Amazônia; Aves; Biogeografia; Acre; Conservação; Extensão de distribuição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )