SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número3Distribuição vertical e ecologia de epífitas vasculares em uma floresta tropical do BrasilLectotipificação de espécies brasileiras de Vitex Tour. ex L. (Lamiaceae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

FERNANDES, Rozijane Santos; CONCEICAO, Gonçalo Mendes da; COSTA, Jeferson Miranda  e  PAULA-ZARATE, Eliete Lima de. Samambaias e licófitas do município de Caxias, Maranhão, Brasil. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2010, vol.5, n.3, pp.345-356. ISSN 1981-8114.

O presente estudo refere-se ao inventário das samambaias e licófitas do município de Caxias (Maranhão, Brasil), representando um segundo trabalho com estes grupos de plantas no estado. Considerando que são plantas pouco inventariadas no Maranhão, compreendemos ser de importância o estudo da sua composição florística para o conhecimento da diversidade da flora como um todo. O município possui uma área de 531.350 ha e está localizado na parte leste do Maranhão, onde a cobertura vegetal é caracterizada pelo contato do cerrado com a floresta, havendo predomínio do primeiro. Para a coleta do material botânico e registro das informações ecológicas das espécies, foram realizadas excursões bimestrais entre novembro de 2005 a agosto de 2007, nas quais foram registradas 11 famílias, 14 gêneros e 21 espécies. As famílias mais representativas foram Pteridaceae (cinco espécies) e Thelypteridaceae (quatro espécies). Seis espécies foram citadas como novos registros para o Maranhão [Selagínella erythropus (Mart.) Spring, S. flagellata Spring, Acrostichum danaeifolium Langsd. & Fisch., Adiantum serratodentatum Humb. & Bonpl. ex Willd., Lindsaea divaricata Klotzsch e Salvinia auriculata Aubl.]. A maioria das espécies apresentou habitat terrestre, ocorreu no interior das matas ciliares e apresentou distribuição americana.

Palavras-chave : Florística; Samambaias; Nordeste do Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )