SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Um caso de autotomia voluntária de cauda da serpente Dendrophidion dendrophis (Schlegel, 1837) (Reptilia: Squamata: Colubridae)Inventário da avifauna de uma área em floresta de transição no sul da Amazônia: Fazenda São Luiz, Mato Grosso, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

VASCONCELOS, Marcelo Ferreira de; DANTAS, Sidnei de Melo  e  SILVA, José Maria Cardoso da. Levantamento da avifauna das savanas amazônicas e de habitats adjacentes da região de Monte Alegre (Pará, Brasil), com comentários sobre biogeografia e conservação. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2011, vol.6, n.2, pp.119-145. ISSN 1981-8114.

O conhecimento sobre a composição da avifauna das savanas amazônicas é muito importante para o entendimento de padrões da evolução da biota regional. Entretanto, este tipo de vegetação foi pouco amostrado em comparação com áreas de florestas adjacentes. O objetivo deste trabalho é apresentar um levantamento da avifauna das savanas e de habitats adjacentes de Monte Alegre, na margem esquerda do rio Amazonas, noroeste do Pará, Brasil. Nossa pesquisa baseou-se em nossos trabalhos de campo e em exemplares coletados anteriormente e depositados em museus. Um total de 300 espécies de aves foi registrado na região. Noventa e quatro espécies (31,3%) estiveram restritas a um único tipo de habitat, indicando que a heterogeneidade de habitats é importante para a riqueza geral de espécies. Apesar de as savanas de Monte Alegre apresentarem espécies típicas deste habitat, faltam outras aves de ambientes abertos que ocorrem em áreas maiores de savana localizadas nas bordas da Amazônia, especialmente ao longo da costa Atlântica ou próximo aos limites do cerrado. Embora a avifauna de Monte Alegre seja relativamente pobre em comparação com outras áreas de savanas na bacia amazônica, as savanas de Monte Alegre abrigam o cacaué (Aratinga maculata), uma espécie vulnerável no estado do Pará, com distribuição restrita à área de endemismo Guiana (Aleixo et al., 2011). Também comentamos sobre biogeografia, taxonomia, registros notáveis, história natural e conservação da avifauna regional.

Palavras-chave : Levantamento de avifauna; Savanas amazônicas; Biogeografia; História natural; Conservação; Aratinga maculata.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )