SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Levantamento da avifauna das savanas amazônicas e de habitats adjacentes da região de Monte Alegre (Pará, Brasil), com comentários sobre biogeografia e conservaçãoInsetos indutores de galhas em florestas de terra firme e em reflorestamentos com espécies nativas na Amazônia Oriental, Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

MESTRE, Luiz Augusto Macedo; RECHETELO, Juliana; COCHRANE, Mark Alan  e  BARLOW, Jos. Inventário da avifauna de uma área em floresta de transição no sul da Amazônia: Fazenda São Luiz, Mato Grosso, Brasil. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2011, vol.6, n.2, pp.147-161. ISSN 1981-8114.

Este estudo descreve a avifauna amostrada na fazenda São Luiz, norte do estado do Mato Grosso, uma área de floresta localizada no sul da Amazônia brasileira. A avifauna foi amostrada em florestas e áreas abertas, utilizando os métodos de pontos de contagem, redes-neblina e observações gerais. Registramos 194 espécies de aves, incluídas em 18 ordens e 46 famílias. Os registros deste estudo expandiram a área de ocorrência de ao menos 16 espécies de aves. Apesar da necessidade de amostrar outras estações, as curvas cumulativas de espécies indicaram um esforço amostral representativo. A avifauna observada nesta área contém a maioria das espécies tipicamente associadas com florestas da Amazônia meridional, sugerindo que florestas de 'transição' dessa localidade devam ser qualificadas como 'amazônicas' no que se refere ao seu status legal. Nossos resultados atestam a relevância dessa região impactada e ainda pouco conhecida da Amazônia.

Palavras-chave : Lista de espécies de aves; Aves amazônicas; Norte do Mato Grosso; Sul da Amazônia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )