SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Inventário da avifauna de uma área em floresta de transição no sul da Amazônia: Fazenda São Luiz, Mato Grosso, BrasilTafonomia de moluscos fósseis do Grupo Bauru (Cretáceo Superior, Bacia Bauru), na região do município de Monte Alto, São Paulo, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

ALMADA, Emmanuel Duarte  e  FERNANDES, Geraldo Wilson Afonso. Insetos indutores de galhas em florestas de terra firme e em reflorestamentos com espécies nativas na Amazônia Oriental, Pará, Brasil. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2011, vol.6, n.2, pp.163-196. ISSN 1981-8114.

Neste estudo, apresentamos dados sobre a ocorrência e riqueza de insetos galhadores e suas plantas hospedeiras em florestas de terra firme na Amazônia Oriental, em Porto Trombetas, Pará, Brasil. Nesta região, a Mineração Rio do Norte realiza, desde 1981, um projeto de reflorestamento com espécies nativas em áreas de extração de bauxita. Coletas foram realizadas em 2002, nas estações seca e chuvosa. Foram amostradas 36 áreas de reflorestamentos, com idades de plantio variando de mudas recém-plantadas (menos de 1 ano) até 21 anos, e sete áreas de mata primária. Ao todo, foram encontrados 309 morfotipos de galhas em 255 espécies de plantas pertencentes a 45 famílias botânicas. O grupo de galhadores mais frequente foi os Diptera, da família Cecidomyiidae (97%), sendo também encontrados Coleoptera, Hymenoptera e Lepidoptera. As famílias de plantas com maiores riquezas de espécies de galhadores foram Fabaceae (87), Chrysobalanaceae (12), Burseraceae (18), Annonaceae (15), Clusiaceae (15), Euphorbiaceae (9), Melastomatacaeae (13), Malpighiaceae (17), Apocynaceae (7) e Anacardiaceae (11). Essa diversidade local de galhadores pode ser considerada elevada quando comparada a outros levantamentos realizados no cerrado e na Mata Atlântica.

Palavras-chave : Amazônia; Biodiversidade; Galhas de insetos; Mineração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )