SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A Formação Pirabas do Brasil (Mioceno inferior) e a subprovíncia tropical do Atlântico Noroeste Central índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

SILVA, Paulo José Mota da; HORBE, Adriana Maria Coimbra  e  HORBE, Marco Antonio. Mineralogia e geoquímica de ocorrências manganesíferas da bacia Alto Tapajós, sudeste do estado do Amazonas, Brasil. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2012, vol.7, n.1, pp.11-28. ISSN 1981-8114.

Em seis das cerca de cinquenta ocorrências até agora identificadas nos municípios de Apuí, Novo Aripuanã e Manicoré, na região SE do estado do Amazonas, o manganês ocorre ao longo de camadas, lentes e laminações em siltitos e argilitos avermelhados, em crostas lateríticas manganesíferas e na forma de acumulações coluvionares. Romanechita é o principal mineral de manganês nessas ocorrências, com manjiroita, litioforita, holandita, vernardita, criptomelana e pirolusita subordinadas. Há duas associações geoquímicas principais: 1) a dos materiais manganesíferos: a) Sr, Au, U, Cu, Pb e Hg na ocorrência do Zé Julião; b) CaO, K2O, Zn, Tl, Rb, Cd, P2O5 e As nas fazendas Silva e Floresta; c) MnO, Ni, Mo, Be, Co, Ga e Eu nas de Beneficente, Cotovelo e Holanda; 2) a das rochas sedimentares, matriz e solo: d) Y + ETR - Eu; e) SiO2, Al2O3, TiO2, Nb, Hf, Zr, Fe2O3, Sc, Th, V A gênese dos óxi-hidróxidos de manganês está relacionada à deposição em ambiente sedimentar e ao posterior processo de intemperismo e evolução da paisagem na região.

Palavras-chave : Romanechita; Criptomelana; Crosta laterítica; Pisólitos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )