SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2First record of Leptodactylus caatingae Heyer & Juncá, 2003 (Amphibia, Anura, Leptodactylidae) for the Ceara State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

Print version ISSN 1981-8114

Abstract

REICH, Michelle  and  FRANCELINO, Marcio Rocha. Avaliação do potencial de recuperação de áreas alteradas em Áreas de Proteção Permanente de cursos d'água no município de Rio Branco, Acre . Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2012, vol.7, n.2, pp.157-168. ISSN 1981-8114.

Nas últimas décadas, o estado do Acre vem apresentando crescente desmatamento, concentrado principalmente na região próxima da capital Rio Branco. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial de recuperação de Áreas de Proteção Permante (APP) de cursos d'água no município de Rio Branco, Acre. Foram utilizadas imagens orbitais do sensor TM do Landsat 5 para a criação do mapa de cobertura do solo de 2009. Realizou-se a sobreposição do mapa de cobertura do solo dentro das APP's com os mapas de tipos de solos e de distância de fontes de propágulos, para obter-se o mapa final do potencial de recuperação. Mesmo protegidas por lei, Rio Branco apresenta cerca de 17% de suas áreas de APP's de cursos d'água alteradas. Dos aspectos avaliados neste trabalho para determinação da resiliência, o tipo de solo demonstrou ser mais limitante e a distância de fontes de propágulos a mais potencializadora. A metodologia utilizada possibilitou estimar qual o percentual das áreas alteradas nestas APP's que apresentam maior resiliência, o que possibilitaria a implantação de programas de recuperação mais adequados e de menor custo para cada área.

Keywords : Regeneração de áreas degradadas; Amazônia; Sensoriamento remoto; Matas ciliares; Acre.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )