SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número3Análise agrossocial da percepção de agricultores familiares sobre sistemas agroflorestais no nordeste do estado do Pará, BrasilAnimais medicinais: conhecimento e uso entre as populações ribeirinhas do rio Negro, Amazonas, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Humanas

versión impresa ISSN 1981-8122

Resumen

AMARAL, Cleomara Nunes do  y  GUARIM NETO, Germano. Os quintais como espaços de conservação e cultivo de alimentos: um estudo na cidade de Rosário Oeste (Mato Grosso, Brasil). Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Hum. [online]. 2008, vol.3, n.3, pp.329-341. ISSN 1981-8122.

Os quintais são uma das formas mais antigas de manejo da terra. Esses sistemas consistem em uma combinação de árvores, arbustos, herbáceas, algumas vezes associados a pequenos animais domésticos, crescendo próximos à residência. Com o objetivo de identificar as espécies vegetais que compõem o verde dos quintais de Rosário Oeste, Mato Grosso, e que fazem parte da alimentação de seus moradores, seguiu-se a metodologia de pesquisa sugerida por estudos etnobotânicos, com base em análises qualitativa e quantitativa. A coleta de dados etnobotânicos foi realizada por meio de visitas domiciliares, utilizando-se a técnica de "bola de neve". Foram identificadas 94 espécies vegetais, utilizadas especialmente na alimentação das famílias. Apesar de terem importante função ecológica e de conservarem alta diversidade de plantas na sua composição, garantindo a variabilidade genética de muitas espécies, esses quintais, enquanto sistemas agrícolas tradicionais, voltados para a subsistência, estão se desarticulando e perdendo espaço para a agroindústria e para outras atividades comerciais que ganham, cada vez mais, impulso no campo.

Palabras clave : Quintais; Plantas alimentícias; Sistemas agrícolas tradicionais; Conservação; Etnobotânica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )