SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número3Le Département des Sciences naturelles de l'UNESCO et les scientifiques latino-américains à la fin des années 1940Guido Beck e a noite dos bastões largos: algumas observações sobre a relação entre física e política no contexto argentino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Humanas

versão impressa ISSN 1981-8122

Resumo

RIBEIRO, Maria das Graças Martins. A USAID e o ensino agronômico brasileiro: o caso da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Hum. [online]. 2009, vol.4, n.3, pp.453-463. ISSN 1981-8122.

A Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG) foi criada em 1948, dando origem, mais tarde, à Universidade Federal de Viçosa (UFV). A instituição esteve envolvida em vários convênios de assistência técnica firmados entre o Brasil e os Estados Unidos, os quais foram mediados pela United States Agency for International Development (USAID), a partir dos anos 1960. Este trabalho tem como objetivo analisar a atuação desta agência na UREMG, tomando por base o exame de fontes primárias do acervo do Arquivo Central e Histórico da UFV Sob a orientação da USAID, a UREMG desempenhou papel relevante na modernização da agricultura brasileira, assim como serviu à estratégia do governo norte-americano de garantir controle sobre a produção de alimentos no Brasil. Do mesmo modo, contribuiu para aliviar tensões sociais no campo.

Palavras-chave : Educação superior; Ensino superior agrícola; United States Agency for International Development; Universidade Rural do Estado de Minas Gerais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )