SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número3Guido Beck e a noite dos bastões largos: algumas observações sobre a relação entre física e política no contexto argentinoJacques Huber (1867-1914) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Humanas

versión impresa ISSN 1981-8122

Resumen

FREIRE JUNIOR, Olival; VIDEIRA, Antonio Augusto Passos  y  RIBEIRO FILHO, Aurino. Ciência e política durante o regime militar (1964-1984): a percepção dos físicos brasileiros. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Hum. [online]. 2009, vol.4, n.3, pp.479-485. ISSN 1981-8122.

Essa nota de pesquisa apresenta resultados parciais da análise de uma fonte de história oral - a qual ainda encontra-se em processo de elaboração - com físicos brasileiros que tiveram atuação destacada no período do regime militar brasileiro (1964-1984). Quatorze físicos já foram entrevistados e o projeto prevê um total de vinte e cinco. O projeto de pesquisa - do qual essa nota resulta - visa construir uma narrativa unificada dos processos conflitantes (autoritarismo político e apoio ao desenvolvimento científico), capaz de descrever as transformações que eles causaram na comunidade de físicos.

Palabras clave : História da física; Regime militar; Ciência; Política.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )